Consumo Consciente

Setor Utities, Treinamento de RH

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros água por dia são suficientes para atender às necessidades de consumo e higiene de uma pessoa. Porém, a média de consumo no Brasil é de 154 litros, segundo levantamento do SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério das Cidades.

Água potável é um recurso cada vez mais escasso. Ter hábitos conscientes para um consumo racional é mais eficaz do que processos para descontaminação e dessalinização de águas impróprias para uso. Além disso, sua conta da Caern sai mais barata.

Hábitos simples podem ser suficientes para que seu consumo fique dentro do adequado.

Caixa d’água

Ter um reservatório em casa é fundamental para economizar. A pressão da água que chega ao seu imóvel tende a ser elevada, o que resulta em maior vazão (litros por minuto) ao abrir uma torneira “direto da rua” em relação a uma que é abastecida pela caixa d’água. Além disso, você se previne contra episódios de falta de água.

Torneira fechada

Tomando banho, enquanto se ensaboa. Enquanto escova os dentes ou se barbeia. Na cozinha, enquanto limpa toda a louça com esponja e detergente. Abra a torneira apenas para enxaguar e remover a espuma.

Em cinco minutos é possível tomar um banho adequado e reduzir o consumo de 135 litros (banho de 15 minutos com o registro aberto o tempo inteiro) para somente 45 L.

O barbear e escovação dos dentes e lavagem do rosto pela manhã podem levar somente cinco minutinhos, mas com a torneira ligada isso equivale a 12 litros. Fechando a torneira, o consumo cai para 2 a 3 L.

Lavagem da casa e do carro

Lavar a casa, calçada ou carro com uma mangueira é certeza de grande desperdício. Utilizando um balde com água, gasta-se somente o essencial. A calçada nem mesmo precisa ser lavada, apenas varrida. Deixe a água somente para remover manchas de óleo ou fezes de animais.

Lavando roupa na máquina

O uso da máquina de lavar pode ser um aliado na economia de água, mas procure acumular as roupas sujas para lavar de uma vez, com a capacidade máxima da lavadora, sempre que possível.

A água do último enxague pode ainda ser coletada e reaproveitada para atividades como lavagem da casa.

Produtos eficientes

Muitos produtos fabricados atualmente visam reduzir o consumo de água. A maioria das caixas de descargas atuais possuem dois botões de acionamento, que gastam 3 e 6 L por descarga, de acordo com a necessidade. Descargas antigas podem consumir 12 litros ou mais de uma única vez.

Redutores de vazão e arejadores são peças de custo acessível que podem ser instaladas nos pontos de consumo para reduzir o gasto de água. Os redutores diminuem o espaço para a passagem de água, portanto diminuindo a quantidade de litros por minuto. Os arejadores misturam ar à água na saída da torneira, diminuindo o fluxo, mas trazendo sensação de volume e jato direcionado. Muitas torneiras já vêm com arejador, mas eles também podem ser comprados à parte e instalados sem precisar trocar toda a peça.

Água da chuva

A água da chuva não serve para consumo, mas pode ser aparada em recipientes (um tonel na descida da calha do telhado, por exemplo) e aproveitada para regar plantas e lavar o carro e a casa. Apenas tenha cuidado em tampar os recipientes de modo a não permitir que mosquitos e outros insetos depositem ovos.